VM Samael Aun Weor

É o instaurador do conhecimento Gnóstico nos tempos modernos, continuador do trabalho empreendido pelos grandes Mestres esoteristas. Fundador do Movimento Gnóstico Universal.

Samael Aun Weor é o instaurador do Conhecimento Gnóstico nos tempos modernos. Desde pouca idade iniciou a busca por um conhecimento superior. Foi discípulo dos Mestres Arahuacos da serra nevada de Santa Marta, na Colômbia, onde conseguiu o grau de Mama, ou seja, Mestre dessa cultura. Estudou Rosacrucianismo, teosofia e outros ramos do conhecimento esotérico.

Até que compreendeu que o melhor era buscar dentro de si mesmo a verdade. Portanto, converteu-se em um atleta da meditação interior. Certamente, gostava de meditar à beira do mar, no campo. Buscava com firmeza a verdade dentro de si mesmo. E foi assim que teve uma das grandes alegrias de todo aquele que busca a verdade, o encontro con seu Guru, o Mestre, que a partir daí o guiou até ele lograr a auto-realização.

O Mestre Samael Aun Weor é o continuador do trabalho empreendido pelos grandes mestres esoteristas como Helena Petrovna Blavatsky, Arnold Krumm-Heller (V.M.Huirakocha), fundador em princípios do século XX da Ordem Rosacruz Antiga e da Igreja Gnóstica Rosacruz.

O Mestre Samael foi o fundador do Movimento Gnóstico Universal e de um grande número de escolas Gnósticas disseminadas pelo mundo inteiro. Escreveu mais de setenta livros de Esoterismo, de Antropologia Gnóstica, de Psicologia Revolucionária etc.

Entre suas obras se destacam O Matrimônio Perfeito, Introdução à Gnosis, Revolução da Dialética, A magia das Runas, A grande Rebelião, Educação fundamental, Os Mistérios Maias, Magia Crística Asteca, Tarô e Cabala, Astrologia Hermética etc.

Durante mais de trinta anos trabalhou incansavelmente ditando conferências nos principais auditórios, e formando Centros de estudos Gnósticos onde se cultiva o estudo dos grandes mistérios do Cristianismo Esotérico. Samael Aun Weor abandonou seu corpo físico em 24 de dezembro de 1977, na Cidade do Mexido D. F. Sua esposa, a Venerável Mestra Litelantes recebeu dele a transmissão do cargo para sucedê-lo na direção das Instituições Gnósticas, labor que realizou admiravelmente até seu falecimento, ocorrido em 5 de Febvereiro de 1998...

Nos tempos atuais a obra do V. M. Samael Aun Weor conta com inumeráveis estudantes nos cinco continentes. O Gnosticismo que nos propõe o Mestre Samael Aun Weor é o da mudança interior, o autoconhecimento, a compreensão e a eliminação de nossos defeitos de caráter, chamados pelos egípcios: "de os demônios vermelhos de Seth" e alegorizados na Bíblia pelos sete demônios que o Grande Mestre Jesus Cristo expulsou do corpo de Maria Madalena.

A Bíblia menciona as seguintes palavras: "A fé sem obras é morta" razão pela qual o Mestre Samael Aun Weor enfatizou a prática dos ensinamentos da Gnose para comprovar a sua veracidade.

Hoje a Igreja Cristã-Gnóstica Litelantes e Samael Aun Weor retoma os ensinamentos do Grande Mestre Jesus Cristo, de Paulo de Tarso, do apóstolo Pedro, dos grandes Mestres Alquimistas da Idade Média e a Gnosis contemporânea dos Mestres Samael Aun Weor e Litelantes.